Como vivem os Empreendedores

coworking londrina empreendedorismo
coworking londrina empreendedorismo

Já percebeu como Empreendedorismo está na moda?

Tem livros, cursos, dicas, manuais… hoje em dia parece que todo mundo quer ser empreendedor. Piada interna no escritório é que logo, logo teremos uma placa na parede: “(não) alimente os empreendedores” porque não passa um mês sem ter um pedido de professor que quer levar os alunos para ver ‘como vivem os empreendedores’.

Minha filha diria que isso é bizarro, mas faz muito sentido. A palavra empreendedor ganhou status de liberdade, potencia e descoberta. Empreender bem que parece uma viagem a um lugar desconhecido ou um romance de férias.

E, pela minha experiência, é bem isso mesmo.

Gosto de definir empreender como sonhar e realizar ou mover-se em direção do que te faz feliz.

Empreender é assim: você primeiro olha para o mundo, vê que algo pode ser diferente, imagina, criativa-se, sonha… daí pensa, pesquisa, lê, pergunta e… bum! Vai lá e se joga: encara, assume e faz. De olhos bem aberto para ver o que o mundo está pensando sim, mas de forma crítica para escolher o que absorver ou deixar passar. Acreditando sempre que vai causar uma mudança no status quo e encontrando forças em tudo e qualquer coisa – no colega louco que não entende muito o que você faz mas te apoia porque te vê feliz, num trecho de algo que leu ou numa sensação de que está no caminho certo.

Isso é empreender.

E não estamos falando aqui da ‘profissão empreendedor’, estamos falando de um comportamento – ou seja, algo que pode ser aprendido, treinado, forjado… é algo que vai te fazer uma pessoa melhor.

Então, para finalizar com a resposta que ficou no ar: sim! Todo mundo pode empreender. É uma escolha, é uma habilidade, é uma satisfação que nos faz mais humanos – especialmente quando essa opção está voltada para o bem.

Simples assim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *